A importância da nova análise de crédito digital no mercado de locação imobiliária

A análise de crédito digital permite simplificar os processos burocráticos de locação. Utilizar programas para fazer todo o processo de análise de crédito se torna mais vantajoso do que achar profissionais para o processo manual. Os humanos são mais propensos a errar, cair em fraudes, se envolver em demoras e incoerência das informações coletadas. Atualmente, é comum encontrar profissionais das mais diversas áreas realizando análises de crédito, sem a devida qualificação.

O método digital, sem altos custos e necessidade de mão de obra, se aprofunda na análise de maneira assertiva e rápida. Grande vantagem para o cliente e para a empresa.  

Um dos erros das imobiliárias em utilizar a forma tradicional do processo está na incapacitação de funcionários para olhar os riscos do mercado. A análise afeta diretamente o negócio, por isso o profissional precisa saber identificar com muita precisão, possíveis inadimplentes, fraudes e erros. Se a análise de crédito for mal elaborada, a empresa pode sofrer danos na hora de receber os aluguéis, gerando uma crise financeira. 

Realizar uma análise de crédito digital é uma forma inovadora de ser assertivo e mais eficiente na aprovação de perfis.

Mas então, o que é a análise digital e como ela funciona?

Análise Digital

A análise de crédito é um processo de verificação, feito tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Uma pesquisa que embasa sobre diversas fontes para conhecer um perfil de uma pessoa, qual o relacionamento se tem com o mercado, o potencial de crédito, Score de crédito, dívidas pendentes, nome no Serasa, SPC, e outros bancos de dados com registros de inadimplência. É uma avaliação criteriosa da capacidade de pagamento.

Feita a análise, se define qual o nível de risco de inadimplência do locatário, antes de assinar qualquer contrato.

O processo digital é a nova forma de se fazer análise, tem a precisão de um sistema, sem toda a papelada e montes de documentos. É tudo feito na hora. A contratação pode ser muito mais rentável e prática para sua empresa. O sistema de automação padroniza os processos e a imobiliária tem o livre acesso e controle a todas as informações, conseguindo se prevenir e cortar gastos desnecessários. 

Nas palavras do fundador da Ficha Certa, Marcus Antonius Costa de Oliveira, que oferece o serviço de análise digital de forma pioneira no país: 

“A imobiliária conhece o perfil do seu cliente de forma instantânea e com isso pode simplificar o processo para os inquilinos com bom perfil, uma vez que é uma ferramenta abarcada com uma inteligência específica de risco para locação, diferente dos birôs de crédito tradicionais.”

Documentação necessária na análise tradicional

Os documentos de pessoas físicas garantem a autenticidade das informações determinantes para aprovar o crédito no processo tradicional. São documentos solicitados: 

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Holerites ou extratos bancários;
  • Comprovante de residência;

Podendo ser cobrados outros documentos de acordo com a garantia. Para pessoa jurídica, outras informações serão solicitadas, como CNPJ, alvará de funcionamento, entre outras. 

Mas e o processo digital? O Marcus do Ficha Certa dá a lista:

“Na FC ANÁLISE Digital, apenas com o número do CPF do inquilino a imobiliária recebe em tempo real, o resultado do perfil de crédito para locação (risco), além de dados pessoais de qualificação, dados socioeconômicos (como renda presumida e profissão), endereço, telefones e uma recomendação customizada para o valor da locação pretendida.”

Como fazer a análise de crédito on-line?

O locatário entrou em contato para alugar um imóvel? 

Agora é a hora da sua imobiliária trabalhar para agilizar o processo de locação e entregar as chaves. Começando sempre pela análise do perfil do cliente, para identificar possíveis “maus pagadores”.  

O procedimento que antes era feito pelas instituições financeiras presencialmente, agora pode ser realizado em plataformas como a IZEE, em um processo online, rápido e objetivo. 

A IZEE possui, dentro da plataforma, soluções integradas para que o dono da imobiliária, se desejar, faça análise de crédito mais facilmente. 

Já realizou a análise? agora vem a parte que mais dá dor de cabeça, o contrato. Sua empresa não precisa passar por toda burocracia, com a IZEE tudo é mais fácil e digital. 

Em nosso blog você acompanha os outros processos para se fechar o contrato, e partir para as assinaturas digitais

Acesse aqui e conheça mais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *