Como definir o valor do aluguel

Quando uma imobiliária tem um imóvel para alugar, o grande desafio é definir um valor para a locação. Para chegar a um preço justo, deve-se levar em consideração vários fatores.  

Hoje vamos apresentar algumas padronizações muito usadas na hora de se estipular um valor pela propriedade e manter o negócio rentável. 

Comparativo de semelhantes 

Uma ótima estratégia que irá auxiliar na definição do valor, é comparar com os seu vizinhos. Os imóveis da região que são semelhantes ao seu, pela localização, metragem, número de quartos e infraestrutura. Assim, seu valor (provavelmente) deve estar na mesma faixa. 

Percentual de venda 

A fórmula clássica para se chegar ao valor do aluguel, pode ser tirada do percentual de venda, geralmente o aluguel mensal fica entre 0.4% e 0.9% do valor do imóvel. É importante estudar e se atualizar sobre o mercado para  trabalhar o cálculo e chegar a um preço favorável. 

As imobiliárias devem se enquadrar ao cálculo do IGP-M (Índice Geral de Preço de Mercado). Ele possibilita saber quanto será o lucro dos aluguéis, facilitando o controle e evitando que tenha prejuízos. 

Valorização da localização 

O local que o imóvel está situado é o que mais reflete nos valores. A proximidade a centros comerciais, shoppings, mercados, áreas de lazer e principais ruas da cidade, é valorizada pelo público, conotando a valores maiores por permitir uma flexibilidade diária.   

Aparência 

A aparência do imóvel diz muito sobre seu valor. Um imóvel bem cuidado, com a manutenção em dia, ganha uns pontinhos a mais que outros que estão com algum problema aparente, colocando abaixo do valor do mercado. Então, busque manter o imóvel sempre em bom estado, uma boa pintura e organização já dão outra cara e ajudam a conquistar interessados. 

Os mobiliados também são mais valorizados, pelo conforto e praticidade incluídas no imóvel. Dependendo da variedade e qualidade dos móveis, o acréscimo é de 20% a 30% no valor da locação! 

Esses foram alguns pontos que auxiliam a definir o preço de aluguel do seu imóvel. Com a prática do que foi exposto sua empresa terá resultados mais rápidos, otimizando todo o processo locatício.  

Acelere suas negociações com a IZEE. Uma plataforma que disponibiliza diversos serviços como: contratos padronizados, assinatura digital, análise de crédito e outros. Preencha seu cadastro e atualize seu processo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *