Os 4 passos essenciais para abrir sua imobiliária

Quando o assunto é mercado imobiliário, pensar e agir como empreendedor é essencial, tanto para o proprietário da imobiliária quanto para o corretor  autônomo.

Antes de abrir uma imobiliária, como qualquer outro negócio, é importante que você estude e entenda seu perfil de trabalho e conheça extensamente o cenário atual do setor e as possibilidades do mercado. Trouxemos alguns itens para você avaliar as possibilidades antes de fazer sua decisão. Dá uma olhada:


Capital para investir

Abrir um negócio envolve custos diversos. Antes de tudo, é fundamental que você faça também um CRECI jurídico, pois é o que irá permitir que você atue como imobiliária. Certifique-se de ter um CNPJ, escritório para atendimento, site, telefone e cartões de visita, para garantir maior credibilidade, que é muito importante para seus clientes.
Além disso, há os gastos iniciais com compra de móveis e equipamentos, instalação de água, luz, telefone. Afinal, você vai precisar de um espaço apropriado, tecnologia para ter qualidade e agilidade de trabalho, bons profissionais, documentações, entre outros processos e custos para manter um negócio.
É importante também que você prepare uma reserva para garantir o caixa, já que é comum que empresas levem algum tempo para dar lucro suficiente.

Captação de imóveis

Para garantir volume de fechamento satisfatório de vendas e aluguéis com regularidade, sua imobiliária precisará ter uma carteira de imóveis variada.
Se você acredita que ainda não tem tanta facilidade para captar imóveis, atuar como autônomo ao lado de imobiliárias parceiras pode ser um período de aprendizado enriquecedor para aperfeiçoar essa habilidade.

Gerenciamento de equipe

Outra experiência essencial para ter êxito na sua imobiliária: liderança de equipe.
Ser o responsável por uma imobiliária envolve uma grande capacidade de lidar com pessoas, incluindo clientes e colaboradores. Certifique-se de estar pronto para lidar com sua equipe, agir com disciplina, comprometimento, respeito e exalar motivação aos corretores de sua imobiliária.

Autogestão e estudo de mercado

Para empreender no mercado imobiliário você precisa ser um profundo conhecedor sobre ele. Isso significa estudar a movimentação do mercado nos anos anteriores e estar sempre de olho em tendências para os próximos, tipos de construção, cases de sucesso, bairros em que pretende atuar, melhores formas de divulgação, boas práticas de atendimento e formato ideal de negociação. Assim como qualquer empresa de outro ramo, ter uma imobiliária vai exigir uma excelente habilidade de administração e mesmo que você tenha condições de ter funcionários responsáveis para isso, você precisa estudar para entender todo o processo, e se tornar uma referência dentro de sua empresa.

Com a consciência de que o aprendizado nunca acaba, você consegue ir mais longe! Faça o seu planejamento, conheça o mercado e seu momento, trace metas e objetivos. Saiba analisar e aproveitar as oportunidades da melhor maneira e o mais importante: tenha vontade de aprender!

Para manter-se atualizado ao mercado imobiliário e as tecnologias que envolvem o setor, acompanhe nosso blog e siga nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *