Como reduzir a burocracia na locação

A locação de um imóvel, como qualquer negócio que envolve aporte jurídico, passa por um processo envolto de burocracias.

Afinal, é preciso que se certificar que a elaboração do contrato, suas cláusulas, multas e obrigações estejam de acordo para ambas as partes e também atualizada à legislação.

Mas você pode diminuir a burocracia desnecessária, sem deixar de garantir a segurança da relação para ambas as partes. Trouxemos 3 práticas que podem ajudar a tornar sua negociação mais simples e ágil.

Digitalização dos processos

A tecnologia é a principal aliada na simplificação de processos burocráticos de diversos setores. Suas aplicações e soluções são diversas, desde viabilizar e melhorar a comunicação  com o cliente, à aceleração dos processos.

A demora no trâmite da locação é um dos principais motivos de desistência na hora de fechar o contrato. Para mudar essa situação na sua imobiliária, comece com a criação de um site responsivo e sempre atualizado, para facilitar o contato do cliente com os imóveis que estão sendo oferecidos, e com os atendentes.

O uso de ferramentas inteligentes, também podem facilitar o longo e cansativo processo de adequação e assinatura de contrato. Por exemplo, com a IZEE você consegue captar e armazenar todos os documentos de forma segura na nuvem, também pode atualizar em tempo real a etapa do processo, com muita transparência para que ambas as partes possam acompanhar o passo a passo. Além de tudo isso, o contrato pode ser assinado de maneira digital dentro da plataforma, diminuindo todo o processo para menos de 2 horas!

Gestão de riscos

Um dos fatores responsáveis pela burocracia do processo de aluguel são os riscos de crédito que a relação exige, pois demandam uma análise minuciosa e efetiva a fim de resguardar a saúde financeira de sua imobiliária.

Como é um processo necessário, que não pode ser descartado, a dica aqui é buscar alternativas mais simples e ágeis de garantir a segurança do contrato.
Um ótimo recurso para que sua imobiliária possa reduzir os riscos de inadimplência e dar respostas de aprovação mais rápidas ao cliente, é a análise de crédito, que, em geral, traz informações armazenadas em bancos de dados de empresas especializadas na avaliação de riscos em transações.

Outra medida que vem se popularizando é o uso do limite do cartão de crédito como garantia de capacidade de pagamento. Essas alternativas reduzem significativamente o tempo e a burocracia para o fechamento de contrato, e podem ser realizadas de maneira online.

Mantenha-se atualizado

Ponto importante para a sobrevivência de qualquer empresa, manter-se atualizado e buscar sempre aumentar sua especialização na prestação de serviços imobiliários, é primordial para que sua imobiliária mantenha um ritmo de constante crescimento e otimização.

Além de manter-se atualizado, como gestor motive e auxilie os corretores e demais colaboradores a também desenvolver novas habilidades.

Há diversas opções de cursos, workshops com especialistas do mercado imobiliário, presenciais e online, que podem enriquecer muito a experiência de sua equipe, que terá novos conhecimentos para melhorar a prestação dos serviços, expandir os horizontes da imobiliária e se alinhar com as novas tendências do mercado.

A IZEE está com você nesse processo de desburocratização, conheça nossa plataforma e esteja pronto para o sucesso da sua imobiliária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *